Guaramiranga e o Maciço de Baturité


Guaramiranga, município do estado do Ceará. Localizado em uma região serrana, a 110 km Fortaleza pela CE 065. Segundo estimativa de 2014 do IBGE, o município tinha cerca de 4,164 habitantes e 59km² de área. Sua sede se localiza a 865 metros de altitude e tem temperatura média anual entre 14º e 23º.

A cidade está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité. É o menor município do Ceará. O município se destaca como destino turístico pelo clima frio ao longo de todo o ano, rica fauna, movimentada cena artística e importantes construções históricas. É um dos municípios com menor média anual de temperatura da Região Nordeste. Faz parte do Polo da Serra de Guaramiranga.

É a terra natal do cientista cearense Fernando de Mendonça, um dos pais do Programa Espacial Brasileiro, que trabalhou como representante do Brasil junto à NASA e foi o primeiro diretor do INPE; além de terra natal, também, do jurista José Linhares, ex-presidente república.

Serra_Guaramiranga_3

O que fazer em Guaramiranga

Serra_Guaramiranga_2

Guaramiranga é um lugar muito tranquilo ideal para quem deseja relaxar e repor as energias, com destaque especial para sua gastronomia encontrada nos restaurante locais e também nos festivais gastronômicos e de vinhos que acontecem na região.

Oferece também excelentes opções de diversão para quem gosta de se aventurar nas trilhas ecológicas do Parque das Trilhas com: rapel, tirolesa, ponte de três cordas e caiaque. Cachoeiras nas áreas de proteção. Os festivais de Jazz e Blues, de Vinhos e de Teatro que acontecem no decorrer de cada ano. Além das atrações naturais, com destaque para o Pico Alto, uma visão incrível de toda a região. E ainda a Igreja de Nossa Sra. de Lourdes (igreja da gruta).